Ecologia: um novo paradigma


 * Autor: Leonardo Boff   


Ecologia é relação, interação e dialogação de todas as coisas existentes (viventes ou não) entre si e com tudo o que existe, real ou potencial. A ecologia não tem a ver apenas com a natureza (ecologia natural), mas principalmente com a sociedade e a cultura (ecologia humana, social etc.). Numa visão ecológica, tudo o que existe coexiste. Tudo o que coexiste preexiste. E tudo o que coexiste e preexiste subsiste através de uma teia infinita de relações ominicompreensivas. Nada existe fora de relação. Tudo se relaciona com tudo em todos os pontos.
Ao rafirmar a interdependência entre todos os seres, a ecologia funcionaliza todas as hierarquias e nega o “direito” do mais forte. Todos os seres, por microscópicos que sejam, contam e possuem sua relativa autonomia. Nada é supérfluo ou marginal. Tem futuro não simplesmente o maior e o mais forte, mas o que tiver mais capacidade de relação e disponibilidade de adaptação. Porque não tiveram essa capacidade de relação e disponibilidade de adaptação, os dinossauros, desapareceram da face da terra. Cada ser constitui um elo de uma imensa cadeia cósmica. Numa perspectiva de fé as coisas já existiam antes da grande explosão ou inflação, há cerca de 15 bilhões de anos; nós estávamos no coração de Deus. De lá viemos e para lá retornamos.
A ecologia não é um luxo dos ricos nem uma preocupação apenas dos grupos ambientalistas ou dos verdes com seus respectivos partidos. A questão ecológica remete a um novo nível de consciência mundial: a importância da terra como um todo, o bem comum como bem das pessoas, das sociedades e do conjunto dos seres da natureza, o risco apocalíptico que pesa sobre todo o criado. O ser humano pode ser anjo da guarda bem como satã da Terra. A Terra sangra, especialmente em seu ser mais singular, o oprimido, o marginalizado e o excluído, pois todos esses compõem as grandes maiorias do planeta. A partir deles devemos pensar o equilíbrio universal e a nova ordem ecológica mundial.




Autor: Leonardo Boff   



Nenhum comentário:

Postar um comentário