Quanta comida é desperdiçada no mundo?

A cada ano no mundo, cerca de 1/3 dos alimentos é jogado no lixo. No Brasil, é um pouco menos. Neste infográfico, veja como se dá esse tipo de consumo por tipo de alimento, durante a produção e em países pobres e ricos. E também por quê a ONU considera nosso país um exemplo no combate a esse desperdício

  
Bruno Machado
Thales Molina


Cerca de 1,3 bilhão de toneladas ao ano, segundo relatório de 2013 da FAO (o braço da ONU dedicado à alimentação e à agricultura). Praticamente 33% de tudo que é produzido no mundo vai para o lixo, causando prejuízo equivalente a R$ 1,6 trilhão (quase 1/3 do PIB do Brasil).

De acordo com o mesmo levantamento, se esse desperdício fosse reduzido, seria suficiente para alimentar 2 bilhões de pessoas - mais do que suficiente para acabar com a fome no planeta, que atualmente assola 870 milhões de seres humanos.

Os dados mais recentes do Brasil são de 2007, mas não menos assustadores: a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) indica que nosso desperdício chega a 26 milhões de toneladas/ano.

No infográfico produzido pela revista Mundo Estranho, parceira do Planeta Sustentável, veja como se dá esse consumo pelo mundo. Entenda por quê, apesar dos dados, o Brasil é considerado pela ONU como exemplo no combate a esse tipo de desperdício. E que bom que há campanhas bacanas como a da “Fruta Feia” que estimula a compra de hortifrútis!

Clique aqui e veja o infográfico de quanta comida é desperdiçada no mundo.

FONTES: FAO, Embrapa, G1, Carta Capital, Terra e Banco de Alimentos

Extraído da   revista on line Planeta Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário